WIKi

IMPRESSÃO
GRÁFICA

Sabe aquela dúvida com relação a termos técnicos utilizados no meio gráfico/publicitário? Então, aqui explicamos da forma mais simples para que você não fique perdido quando falarmos sobre vetor, rgb ou cmyk e por ai vai.

A abreviatura RGB (Red, Green, Blue) representa o método de cores utilizado nos monitores, que fazem uso das cores Vermelho, Verde e Azul para compor imagens coloridas no computador.

Já o padrão CMYK (Cyan, Magenta, Yellow, Black) emprega as cores Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, e é utilizada para produção de materiais impressos.

Entenda que sangria nada mais é que uma margem de segurança para evitar aquelas rebarbas brancas no material após o corte na gráfica. Ela pode ter 3 ou 5mm na maioria dos casos. Por exemplo; para que você receba um cartão de visitas no formato final de 8x5cm, criamos a arte com 3mm a mais em cada lado, sendo assim enviamos para a gráfica o arquivo com 8,6×5,6 cm.

São marcas que define onde a gráfica deve cortar o material, elas são representadas por pequenos riscos nas laterais e na parte superior e inferior do arquivo PDF.

Existem diversas formas de criar uma arte ou material, para construção de um logotipo ou qualquer material impresso, trabalhamos com arquivos vetoriais criados no Adobe Illustrator (no caso da Bendito Layout) ou Corel Draw. São arquivos mais leves, permitindo o redimensionamento para qualquer tamanho sem perda de qualidade, por isso não utilizamos Photoshop ou qualquer outra ferramenta que trabalhe com pixels.

Diferente do jpg que é criado por pixels, uma imagem em vetor é criada através de expressões matemáticas e as instruções inseridas produzem linhas, curvas e formas preenchidas. 

Nós sempre indicamos e trabalhamos com o PDF/X-1A  com 300 DPI e sempre no padrão de cor CMYK. Porém cada gráfica tem suas particularidades e o melhor a ser feito é consultar antes de criar o material. Não se preocupe se o material for criado por nós, cuidamos de todos os detalhes.

Sobre o O PDF/X-1A: Foi o primeiro formato criado para o padrão de impressão gráfica e continua sendo o mais aceito no mercado até os dias atuais. A principal função desse formato é manter no arquivo apenas o que for essencial para a impressão. Dessa forma, fechar o arquivo em PDF/X-1A faz com que ele se torne mais leve e ainda facilita o envio, otimizando o tempo de entrega.

A laminação fosca ou BOPP é uma película plástica e fosca, com objetivos e efeitos semelhantes ao da plastificação, porém com maior aceitação do público. A laminação fosca tem sido muito utilizada nos últimos anos por propiciar um acabamento discreto, resistente e elegante.

O Verniz Localizado (ou UV localizado) é um tipo de acabamento usado para deixar seus materiais com um aspecto mais profissional e sofisticado. Este tipo de acabamento proporciona um brilho ao material somente nas partes indicadas, como por exemplo sobre o logotipo na frente do cartão de visitas.

Gramatura é a medida da massa pela área de um papel, expressa em gramas por metro quadrado (g/m²). Quanto maior for a gramatura, mais grosso será o papel. No caso de flyers e folders por exemplo, comercializamos as gramaturas 115/150 e 170gr, já para cartão de visitas, 250 e 300gr.

Papel resistente, com textura bem lisa e delicada e de ótima qualidade para impressão. Pode ser encontrado em duas versões, com brilho ou fosco, e em gramaturas de 90 à 300 gramas. esse tipo de papel é bastante utilizado para cartões de visita, folders, flyers, cartazes e outros

confira mais dicas e informações no blog e tutoriais.

Scroll Up